top of page

Alopecia tem cura?


Entenda as principais causas e tratamentos para alopecia (calvície).

A queda de cabelo é uma das características que mais afeta a autoestima de homens e mulheres. E geralmente, a alopecia é a causa da queda acentuada dos cabelos. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), 42 milhões de brasileiros são acometidos pela alopecia.


A busca por procedimentos para tratar a alopecia tem aumentado e muitos se perguntam se a alopecia tem cura? E um dos principais motivos do aumento de busca por meios para controlar a queda capilar, vem do aumento do número de jovens (entre 20 e 25 anos) com o problema, o que segundo a SBD, as pessoas dessa faixa etária já representam 25% dos brasileiros com alopecia.


Aqui vamos te ajudar a entender o que causa, os principais tipos e quais são os melhores tratamentos para a alopecia, então vamos lá!


O que causa a alopecia?

A alopecia, também conhecida como calvície, é um problema que afeta o couro cabeludo e é responsável pela queda acentuada de cabelos. Basicamente, os efeitos da alopecia resultam em fios mais fracos e quebradiços, além de afetar os bulbos capilares, fazendo com que os fios caíam e não voltem a crescer.


Dependendo do tipo de alopecia, é possível apontar diversas causas para o problema como alto nível de estresse, ansiedade, alterações hormonais e deficiência de proteínas como o ferro, a biotina e o zinco. Para entender melhor as causas da sua alopecia, é preciso entender o tipo de alopecia que você possui, entenda mais sobre isso no próximo tópico.

Quais são os principais tipos de alopecia?

Existem três principais tipos de alopecia, falaremos mais sobre eles abaixo, confira:


Alopecia androgenética

A alopecia androgenética é o tipo mais comum da doença, afetando principalmente os homens. Nestes casos, a causa da alopecia está ligada a testosterona (hormônio masculino). Com isso, a tendência é que os fios comecem a ficar mais fracos e finos ainda na adolescência e vai se agravando com o passar dos anos.


Alopecia areata

A alopecia areata é um tipo de alopecia autoimune, ou seja, o nosso próprio sistema imunológico prejudica a saúde dos fios e destrói o couro cabeludo com o tempo. Dentre os sintomas da alopecia areata podemos citar a sensação de coceira na região.


Alopecia de tração

A alopecia de tração é um tipo de alopecia que acomete pessoas que passam muito tempo com o cabelo preso e muito apertado. O uso de penteados como dreads, tranças e rabos de cavalos podem causar o enfraquecimento dos fios e causar a sua queda com o passar do tempo.


A alopecia tem cura? Entenda!

Bom, com exceção da alopecia areata, todos os outros tipos de alopecia têm cura e podem ser tratados com um dermatologista. Geralmente, o tratamento pode envolver desde o uso de medicamentos, suplementos alimentares e procedimentos cirúrgicos como o transplante capilar.


Por isso, para entender as causas da alopecia no seu caso, procure um dermatologista para fazer o diagnóstico e descobrir o melhor tratamento para recuperar os fios e combater o problema.


Transplante capilar como alternativa para tratar alopecia

O transplante capilar é uma das alternativas para tratar a alopecia. O procedimento consiste em retirar fios de regiões saudáveis do couro cabeludo e transplantá-los na região afetada pela alopecia.


Após o procedimento, a pessoa consegue se livrar totalmente da calvície na região, já que os fios transplantados caem e se renovam, acabando com a queda de cabelo no local.


Quer fazer uma avaliação para o transplante capilar? Entre em contato com a nossa clínica! O Dr. Marcos Gomes é uma das principais referências em transplante capilar FUE no Brasil, faça uma avaliação e venha recuperar a sua autoestima!


Comments


whatsapp-icon.png
bottom of page