top of page

O que é a área doadora no transplante capilar? Entenda!



O transplante capilar ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos e isso gera muita curiosidade sobre o procedimento. Com certeza, você que pesquisou sobre transplante capilar, já viu profissionais falando sobre a área doadora, fator importante para o sucesso do procedimento, e área receptora ou área calva. 


Aqui, vamos te mostrar o que é a área doadora, tirar todas as suas dúvidas e mostrar a sua importância para o resultado definitivo do transplante capilar. Vamos lá?!


Confira o que você vai encontrar neste artigo: 


O que é área doadora no transplante capilar?

A área doadora é o local que servirá para extração de unidades foliculares para o transplante em regiões calvas. No século passado, se descobriu que algumas partes do nosso couro cabeludo eram praticamente imunes à calvície, ou seja, não tem risco de queda ao passar dos anos. 


Com o surgimento do transplante capilar, essas áreas passaram a ser tidas como áreas doadoras já que possuem fios saudáveis. Durante a cirurgia, o cirurgião realiza a extração dos fios da área doadora para transplantar na área calva. 

Quais partes do cabelo podem ser áreas doadoras? 

Geralmente, a lateral do cabelo e a região da nuca são consideradas áreas doadoras porque dificilmente são acometidas pela calvície.


Apenas partes do couro cabeludo podem ser áreas doadoras?  

Essa é uma grande dúvida! E a resposta é: geralmente sim. O ideal é que a área doadora seja alguma parte do nosso couro cabeludo para que o resultado seja mais natural. Mas há outras possibilidades! 


Não é comum, mas é possível usar fios do tórax, barba e até mesmo da região pubiana. Porém, isso não é tão aconselhável, já que a textura, espessura e potencial de crescimento destas áreas é diferente do couro cabeludo, o que pode gerar um resultado aquém do esperado. 

A área doadora pode ser de outra pessoa ou precisa ser do paciente? 

Não. Vale lembrar que o transplante capilar não é o mesmo que implante capilar! Então, o transplante capilar demanda fios do próprio paciente. Isso elimina a possibilidade de rejeição dos fios e traz um resultado muito mais natural. 


O cabelo volta a crescer na região doadora? 


Não. E isso pode parecer estranho, mas vamos explicar. O mais importante é entender que mesmo que os fios retirados não voltem a crescer, não há risco de área doadora se transformar em área calva por conta da realização do transplante capilar. 


Para entender melhor: 


O que produz o cabelo é o folículo capilar e esse folículo é retirada para o transplante capilar na área calva. Dessa maneira, os fios retirados da área doadora não voltam a crescer. 


E, por que a área doadora não se torna uma área calva? Isso depende do método utilizado no transplante. O método mais utilizado atualmente é o método FUE


Com a técnica FUE, o cirurgião consegue extrair folículo por folículo. Dessa forma, é possível realizar uma extração a cada cinco folículos. Isso faz com que a extração da área mantenha a região homogênea, evitando que ela fique calva e perca volume após o procedimento. 


Há risco de calvície na região doadora? 

Não, a extração de folículos capilares só é realizada em áreas que não possuem o receptor de DHT, hormônio responsável pela calvície. Dessa forma, a área doadora praticamente não possui risco de calvície. 


A área doadora fica “calva” após o transplante? 

Se o transplante for feito com um especialista, provavelmente a área doadora não terá uma aparência calva após a cirurgia. Isso porque com o uso do método FUE, o cirurgião consegue manter a densidade dos fios da região. 


Porém, quando a área doadora com pouco volume ou se forem retirados fios em excessos, a área pode ficar calva. No caso da retirada de fios em excesso, é possível gerar uma alopecia traumática. 

Por isso, sempre falamos aqui da importância de procurar um especialista em transplante capilar para fazer o procedimento com segurança. 


Qual limite de fios transplantados na área doadora? 

Tudo passa pela análise do cirurgião. O especialista é responsável por analisar a área doadora e determinar quantos folículos podem ser extraídos para que área não perca densidade e a área calva possa ser preenchida.


Faça o transplante capilar e recupere autoestima 

Está procurando um especialista em transplante capilar? O Dr. Marcos Gomes é uma das principais referências em transplante capilar no Brasil. Agende sua consulta e venha recuperar a sua autoestima. 



Comments


whatsapp-icon.png
bottom of page