top of page

Calvície frontal: quais as causas e como tratar?


A calvície frontal é uma das formas de calvície que mais chama a atenção. Por ser caracterizar como a perda de cabelos na região da frente do couro cabeludo, essa condição acaba afetando a autoestima de homens e mulheres. 


Aqui, vamos mostrar as principais causas da calvície frontal, como identificar seus sinais e falar sobre os possíveis tratamentos para esse problema. Vem com a gente! 


Confira o que você vai ler neste artigo:

Quais as causas mais comuns da calvície frontal? 

A calvície é um problema multifatorial, ou seja, há diversos motivos e para o melhor tratamento é muito importante que a sua origem seja identificada. Listamos abaixo três tipos de alopecia que acabam acometendo a região frontal do couro cabeludo, confira:


Alopecia frontal fibrosante 

A alopecia frontal fibrosante (AFF) é um dos tipos de calvície mais agressivos. Essa condição se caracteriza pela queda de cabelos na região frontal e lateral dos cabelos, também podendo atingir regiões como as sobrancelhas. 


Esta condição ainda tem um agravante, já que a perda de cabelo se dá de forma cicatricial por agredir as células-tronco dos cabelos. Isso significa que a perda dos fios é definitiva. Por outro lado, a AFF costuma ter um avanço mais lento, o que permite tratamento mais rápido para conter os avanços da doença. 


Alopecia de tração 

A alopecia de tração é uma condição que pode causar a queda de cabelo na parte frontal do couro cabeludo devido a forte pressão nos cabelos. Esse problema é bastante comum em pessoas que usam penteados como rabos de cavalos e tranças, por exemplo, e acontece por que esses penteados acabam fazendo grande pressão na parte frontal do couro cabeludo. 


Essa pressão se dá porque o cabelo fica preso e “puxado” por muitas horas, o que acaba resultando na quebra e queda dos fios da região frontal. Por isso, as pessoas que usam esses penteados acabam notando o aumento da testa com o passar do tempo. 


Alopecia androgenética 

A alopecia androgenética é o nome técnico para calvície e se caracteriza por uma condição genética. Então, se você possui casos de calvície na família, fique bastante atento! 


Nos casos de alopecia androgenética, a queda de cabelo pode aparecer em diferentes áreas do couro cabeludo, sendo a região frontal dos cabelos uma das mais afetadas. Nestes casos, é bastante comum notar o aumento da testa ou o aumento da entrada dos cabelos. 


Quais sintomas da calvície frontal? 

A calvície frontal, independente da sua origem, tem sintomas bastante claros e perceptíveis. O sinal mais clássico é o aumento da linha frontal dos cabelos ou o aumento da testa.


Nestes casos, o avanço da calvície fica perceptível com o aumento das falhas na linha frontal do couro cabeludo. Outro sintoma bastante comum é o aumento da coceira na região frontal dos cabelos. 


Uma das formas mais eficazes de identificar a calvície frontal para iniciar o tratamento de forma precoce é notar o aumento da queda dos fios de cabelo. Por isso, se você percebe muitos fios de cabelo em sua mão ao passá-la na região frontal dos cabelos, por exemplo, fique ligado. 


O mesmo vale para o uso do pente, se você percebe a presença de muitos fios no pente após pentear o cabelo, esse pode ser um sinal de calvície frontal. 


Qual é o melhor tratamento para a calvície frontal? 

O ideal é que você procure um dermatologista ao identificar os primeiros sinais de queda de cabelo. Iniciar o tratamento com rapidez e antes do avanço da calvície é uma das maneiras mais eficazes de controlar o avanço da condição. Isso é fundamental porque a calvície não tem cura. 


Geralmente, os tratamentos para calvície frontal passam pelo uso de medicamentos como minoxidil e finasterida, por procedimentos como o MMP Capilar e em alguns casos vale a pena fazer o transplante capilar


O melhor tratamento para o seu caso depende de avaliação médica. Por isso, procure um

especialista para que você comece a tratar a calvície frontal da maneira correta e obtenha os melhores resultados. 


Faça uma consulta com o Dr. Marcos Gomes 

O Dr. Marcos Gomes é uma das principais referências em transplante capilar no Brasil. O profissional possui bastante experiência e é especialista em tratamentos para a queda de cabelo. Agende sua consulta agora! 




Comments


whatsapp-icon.png
bottom of page