Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), cerca de 42 milhões de pessoas sofrem com algum grau de calvície. Destes, cerca de 25% são jovens entre 20 e 25 anos, em sua maioria, homens.
A calvície precoce tem cada vez mais atingido os mais jovens e aqui vamos mostrar as principais causas e tratamentos para o problema. Vamos lá!
Quando a calvície pode começar a aparecer?
A calvície precoce é uma condição que acomete jovens, principalmente homens, entre 20 e 25 anos. Na maioria das vezes, a calvície pode surgir por conta de problemas hormonais, que fazem com que os fios de cabelos fiquem mais finos e isso faz a queda de cabelo aumentar bastante.
Em alguns casos, a calvície pode surgir ainda na adolescência. Hoje em dia, é possível encontrar casos de jovens de 17 e 18 anos com os primeiros sinais de calvície.
Quais são as principais causas de calvície precoce?
Não existe um diagnóstico para calvície precoce, mas existem diversos fatores que podem favorecer o surgimento do problema. Separamos as principais causas da calvície precoce, confira abaixo:
Estresse
O fim da adolescência e o início da vida adulta é um momento em que vivemos um turbilhão de emoções. E isso leva jovens a altos níveis de estresse no dia a dia, o que pode favorecer a queda de cabelo.
Caspa
A caspa, nome popular para dermatite seborreica, é um problema muito comum entre jovens e que afeta a saúde dos cabelos. Por isso, a caspa pode ser uma das causas para aumentar a queda de cabelo precoce.
Desequilíbrio hormonal
A puberdade traz consigo diversas mudanças no corpo e isso geralmente causa desequilíbrios hormonais. Homens adolescentes podem sofrer com altos níveis de testosterona, por exemplo, hormônio diretamente ligado a queda de cabelo.
Alopecia areata
A alopecia areata é uma doença autoimune e que ataca os folículos pilosos, tornando os fios de cabelos mais finos e quebradiços. Jovens com essa condição podem sofrer com a queda de cabelo de forma acelerada.
Alopecia androgenética
A alopecia androgenética é o nome científico da calvície. E essa condição acontece de forma gradual e tem como base a predisposição genética. Dessa forma, a calvície precoce pode surgir por conta dos primeiros indícios de perda de cabelo.
Alopecia de tração
A alopecia de tração é uma condição em que os fios de cabelo se tornam mais finos quando são puxados com muita força. Essa condição é comum em pessoas que fazem penteados como “rabo de cavalo” e “coque” ou fazem tranças, ou usam dreads.
Doenças autoimunes
Doenças autoimunes como os lúpus, por exemplo, são fatores que favorecem a queda de cabelo. Então, jovens que sofrem com esses problemas tem maior probabilidade de sofrer com a calvície precoce.
Tratamentos para calvície precoce
O primeiro passo para tratar a calvície precoce é procurar um dermatologista. Esse profissional é o mais indicado para te ajudar a entender as causas e apontar o tratamento da calvície.
O dermatologista deve realizar a tricoscopia, avaliação do couro cabeludo para definir o melhor tratamento. Em muitos casos, os médicos buscam realizar o tratamento com medicamentos como o finasterida e o Minoxidil para combater a queda e fortalecer o couro cabeludo.
Em casos mais avançados, o dermatologista pode indicar a realização do transplante capilar, que é um procedimento que realiza o transplante de fios de cabelo em regiões calvas.
Quer tratar a calvície? Marque uma avaliação com o Dr. Marcos Gomes, que é uma referência no segmento de transplante capilar no país. Venha recuperar a sua qualidade de vida com um tratamento de qualidade e que vai acabar com a sua calvície.
Comentarios