O transplante capilar é um dos procedimentos que mais tem demanda no Brasil. Segundo levantamento da ABCRC (Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar) divulgado em agosto de 2023, os 68 profissionais cadastrados na associação realizaram em 2022, em média, 96 procedimentos de transplante capilar no ano.
O crescimento desse tipo de procedimento do Brasil abre uma nova possibilidade de especialização para dermatologistas e cirurgiões plásticos. E para quem deseja se especializar na área, a recomendação é realizar um curso de transplante capilar para aprender tudo o que precisa (teoria e prática) do procedimento.
Quem pode fazer o curso de transplante capilar?
O curso é voltado para médicos capacitados e habilitados pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
O que o profissional deve aprender em um curso de transplante capilar?
Um bom curso de transplante capilar deve abordar todas as etapas do procedimento. Então, é importante que a especialização aborde tudo sobre o processo, desde o registro fotográfico até o curativo final após a cirurgia.
O mais recomendado é fazer uma imersão em transplante capilar para ter um contato profundo com o procedimento. A grade do curso deve ser dividida entre parte teórica e prática, dando ênfase a parte prática.
Nesse sentido, um bom curso faz com que o aluno possa realizar um transplante capilar durante a imersão. Também é recomendado que as turmas sejam reduzidas, afinal é preciso dar todo o suporte teórico, e principalmente, apoio na parte prática para que o procedimento entenda a forma certa e segura de fazer um transplante capilar.
Além de fazer o transplante capilar na prática, um curso também deve envolver toda a parte de anatomia capilar, tricologia e técnicas para a realização do procedimento da forma correta. Afinal, somente assim é possível conseguir bons resultados.
Quais as vantagens de se especializar em transplante capilar?
Para quem está interessado em fazer um curso de transplante capilar, é importante entender quais são os principais motivos de se especializar no procedimento. Confira abaixo as vantagens de se especializar em transplante capilar:
Mercado promissor
O transplante capilar é uma das cirurgias estéticas que mais tem demanda no Brasil. E a demanda não vem somente de homens com problemas de calvície. Cada vez mais mulheres tem procurado o procedimento.
Para ter uma ideia do crescimento desse mercado, segundo o levantamento da ABCRC, 61% dos médicos associados já atendem exclusivamente pacientes que buscam o transplante capilar.
E além da busca por um primeiro transplante capilar, há também um público que procura profissionais para reparar um transplante capilar que deu errado.
Os dados da ABCRC apontam que 12% dos profissionais associados tiveram de tratar pacientes que necessitavam o reparo de um transplante capilar, geralmente realizado por profissionais não habilitados. O mercado do segmento é bem amplo e promissor para médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos.
Oportunidade de qualificação profissional
Há uma grande necessidade de qualificação profissional para transplante capilar. Para a alta demanda pelo procedimento, podemos considerar que ainda existem poucos especialistas em transplante capilar no Brasil. Isso abre uma nova oportunidade de qualificação e reconhecimento profissional.
Boa remuneração
Se especializar em transplante capilar é um excelente caminho na área médica para garantir uma boa remuneração. A alta demanda e o valor do serviço mostram que um dermatologista ou cirurgião podem ter uma ótima renda com a especialização nesse segmento.
Onde fazer curso de transplante capilar em São Paulo?
Para você que está procurando por um curso de transplante capilar em São Paulo, temos o melhor para te indiciar!
O Curso Hands On: FUE ministrado pelo Dr. Marcos Gomes, uma das principais referências em transplante capilar no Brasil, é uma imersão completa que aborda todas as etapas do procedimento na teoria e na prática. Clique aqui para mais informações e garanta a sua especialização!
コメント