top of page

Entradas no cabelo: como tratar?


Veja como tratar o aumento das entradas no cabelo


As entradas no cabelo são consideradas os primeiros sinais de calvície, mas nem sempre uma coisa tem a ver com a outra. Num país, em que mais de 40 milhões de pessoas sofrem com a calvície, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a preocupação com a estética capilar vem crescendo e muitas pessoas recorrem a tratamentos para reverter esse processo.


Geralmente, as entradas se caracterizam como um recuo da faixa de cabelo nos lados da cabeça, o que causa um crescimento da testa. Além disso, as entradas no cabelo acabam prejudicando a simetria do rosto, já que é comum que lado do cabelo tenha uma entrada maior do que o outro.


Quais são as causas das entradas no cabelo?

Existem diversas causas para as entradas no cabelo, que podem ou não se relacionar com a calvície. Listamos as principais causas e também uma observação sobre o assunto, confira abaixo:


Desenvolvimento normal das entradas em jovens

Essa é uma boa observação sobre as entradas no cabelo. Nem sempre, as entradas surgem por conta de algum processo que agride o couro cabeludo com a calvície, às vezes é um processo natural do desenvolvimento do corpo humano.


É bastante normal que jovens na adolescência ou início da vida adulta, notem mudanças no formato das entradas do seu cabelo. Nesse período, a parte frontal geralmente acentua o formato de “U”, o que causa um crescimento das entradas. O crescimento varia de acordo com fatores como idade, gênero e genética da pessoa.


Alopecia Androgenética

A alopecia androgenética é o tipo mais comum de calvície, sendo o mais frequente entre homens e mulheres. Esse problema tem origem na genética, o que faz com que por uma predisposição hereditária, a pessoa tenha uma perda progressiva de cabelos ao longo da vida. E geralmente, um dos primeiros lugares a serem afetados pela alopecia androgenética são as entradas do cabelo.


Alopecia areata

Outra causa comum das entradas no cabelo é a alopecia areata. Esse tipo de alopecia se caracteriza como uma doença autoimune, um problema no sistema imunológico que acaba por enfraquecer e favorecer a queda do cabelo ao longo do tempo.


Alopecia de tração

Uma causa menos comum é a alopecia de tração. Esse tipo de alopecia é mais comum em mulheres por questões relacionadas a penteados de cabelo. Então, mulheres que utilizam penteados como coques, rabos de cabelos, tranças e dreads tendem a sofrem com o problema.


A alopecia de tração acontece por conta da força excessiva e prolongada sobre os folículos capilares por conta dos penteados. Isso faz com que os fios fiquem mais fracos e tendam a cair gradualmente com o tempo.


Qual é o melhor tratamento para reverter entradas no cabelo?

Existem diversos tipos de tratamentos para reverter o processo de crescimento das entradas do cabelo. Geralmente, o processo é irreversível, então muitos dermatologistas adotam tratamentos mais conservadores com o uso de medicamentos como o Finasterida e o Minoxidil, utilizados para retardar a queda de cabelo e estimular o crescimento dos fios.


Nesse sentido, o transplante capilar surge nos últimos anos como um dos melhores tratamentos para reverter o crescimento das entradas no cabelo. Esse procedimento busca transplantar fios de cabelo de regiões saudáveis para as regiões afetadas pela queda de cabelo.


Vale ressaltar que o transplante capilar também pode ser feito em pessoas que querem diminuir as entradas naturais no cabelo. Muitas pessoas realizam o procedimento para diminuir o tamanho da testa, por exemplo. O procedimento é pouco invasivo, tem uma recuperação relativamente rápida e garante que o paciente não tenha mais problemas com a queda de cabelo nas regiões transplantadas.


Está buscando mais informações sobre o transplante capilar? Se interessou pelo procedimento? Entre em contato com a nossa clínica. O Dr. Marcos Gomes é uma das principais referências do transplante capilar com método FUE no Brasil, sendo um dos profissionais mais indicados para o procedimento.


Kommentare


whatsapp-icon.png
bottom of page