Segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cabelo), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com a calvície. A queda de cabelo, inclusive, tem se intensificado entre os mais jovens. O surgimento das primeiras falhas no cabelo no início da vida adulta afeta a autoestima de homens e desencadeia diversos problemas emocionais.
Então, a pergunta que muitos se fazem é: Como acabar com as falhas no cabelo? E estamos aqui para ajudar! Aqui vamos te apresentar as principais causas e as melhores maneiras para corrigir as falhas de cabelo e retomar a autoestima. Vamos lá!
O que pode causar falhas no cabelo?
O primeiro passo é entender as principais causas das falhas no cabelo. Em sua maioria, os casos estão relacionados a condição de alopecia androgenética, da qual falaremos melhor abaixo, mas outros fatores podem contribuir ou serem a causa do problema, dependendo da pessoa. Conheça abaixo as três principais causas de falhas no cabelo:
Alopecia androgenética
A alopecia androgenética é o nome técnico para calvície. Esse problema é uma predisposição genética e causa a perda permanente de cabelos. Um estudo da ABCRC (Associação Brasileira de Cirurgia de Recuperação Capilar) aponta que 80% das pessoas que realizaram o transplante capilar possuíam alopecia androgenética.
Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade também são fatores que desencadeiam falhas no cabelo. Pessoas que estão expostos a crises de ansiedade e alto nível de estresse no dia a dia tem mais probabilidade de apresentar falhas no cabelo. Isso acontece porque o estresse libera cortisol, hormônio que acaba afetando a saúde capilar.
Problemas hormonais e nutricionais
Os problemas hormonais e nutricionais também geram falhas no cabelo. Em relação aos hormônios, o desequilíbrio emocional causado por problemas como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem afetar o ciclo de crescimento dos cabelos, levando a uma queda acelerada dos fios.
Da mesma forma, a falta ou deficiência de alguns nutrientes podem levar a queda de cabelo e enfraquecimento dos fios. A deficiência em ferro, por exemplo, mesmo sem quadros de anemia favorece o aparecimento de falhas no cabelo.
Doenças autoimunes
Algumas doenças autoimunes como a alopecia areata e o lúpus também podem causar falhas no cabelo. Essas doenças representam uma espécie de falha no nosso sistema imunológico e afetam o ciclo capilar, favorecendo a queda de cabelo e o enfraquecimento dos fios.
Quais são as melhores maneiras de acabar com as falhas do cabelo?
E agora chegou a hora que você mais esperava! Listamos abaixo três principais maneiras de acabar com as falhas do cabelo, confira:
Transplante capilar
O transplante capilar é um procedimento que consegue combater as falhas do cabelo de forma permanente. O procedimento realiza o transplante de fios para áreas com falhas, sem deixar cicatrizes e com recuperação rápida. Ao realizar o transplante, o paciente não terá mais problemas com a queda de cabelo no local transplantado.
Tratamentos capilares
Existem diversos tratamentos capilares indicados por dermatologistas para combater as falhas de cabelo. Geralmente, elas envolvem medicamentos como a finasterida e o Minoxidil, que conseguem estimular o crescimento e fortalecimento dos fios. Além disso, também são indicados shampoos e tônicos para o couro cabeludo.
MMP Capilar
O MMP capilar é outro procedimento eficaz para combater as falhas do cabelo. Por meio do microagulhamento, o procedimento consegue aplicar remédios diretamente no couro cabeludo para fortalecer e estimular o crescimento dos fios.
Qual tratamento escolher para acabar com as falhas do cabelo?
Para descobrir o melhor tratamento para o seu caso, procure um dermatologista e faça uma avaliação. O Dr. Marcos Gomes é uma das principais referências em transplante capilar no Brasil e é especialista na saúde dos cabelos. Marque uma avaliação e entenda qual é o tratamento mais indicado para tratar a sua queda de cabelo e recuperar autoestima.