O couro cabeludo é uma região bastante sensível do nosso corpo, o que abre a possibilidade para surgimento de diversos problemas. Muitas pessoas sofrem com feridas no couro cabeludo que causam bastante incômodo no dia a dia. As feridas costumam causar coceira, vermelhidão e outros sintomas que afetam a qualidade de vida das pessoas.
Nada pior do que realizar as atividades do dia a dia sentindo o incômodo das feridas, não é? A maioria das causas possui tratamento e cura definitiva, mas poucas pessoas sabem o que fazer nestas horas. Com certeza, você está se perguntando o que pode causar feridas? Como que eu devo tratar as feridas, certo?
Aqui, vamos te mostrar as principais causas de feridas no couro cabeludo e quais são as melhores alternativas para tratá-las. Então, vem com a gente!
O que pode causar feridas no couro cabeludo?
Existem diversas causas para as feridas no couro cabeludo. Abaixo, fizemos uma lista com as quatro principais origens desse problema. Confira abaixo quais são e quais são os seus sintomas:
Dermatite seborreica (caspa)
A dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, é uma das causas mais comuns de feridas no couro cabeludo. O problema surge em pessoas de qualquer idade, tanto por condições genéticas ou ação de fungos na região.
Os principais sintomas da caspa são coceira constante e o surgimento de crostas e a descamação da pele, o que pode ocasionar pequenas feridas em todo o couro cabeludo.
Foliculite
A foliculite é a inflamação de fios encravados e acontece em diversas partes do corpo, inclusive no couro cabeludo. Quando os folículos pilosos inflamam, há a ação de bactérias e fungos que causam pequenas feridas no cabelo.
Os sintomas da foliculite são semelhantes aos da caspa, é comum que a pessoa sinta bastante coceira, sofra com a vermelhidão na região e sinta pequenas bolhas ao passar a mão no couro cabeludo.
Alergias
As feridas no couro cabeludo também podem ser fruto de reações alérgicas. Nesse caso, geralmente as feridas aparecem após o uso de alguma tintura ou produto químico aplicado no cabelo.
Em geral, as reações alérgicas no couro cabeludo causam forte vermelhidão, ardência e coceira no couro cabeludo. Por isso, antes de aplicar qualquer produto no couro cabeludo, fique atento aos riscos!
Alopecia
A alopecia é um problema que atinge mais de 40 milhões de brasileiros, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), mas o que poucos sabem é que a condição pode causar feridas no couro cabeludo.
O problema pode ter origem em condições genéticas ou ser decorrente de doenças autoimunes, ou dermatites, como a dermatite seborreica. E isso tudo causa feridas no couro cabeludo e favorece a queda excessiva de cabelo.
Feridas no couro cabeludo podem agravar queda de cabelo?
Sim! Geralmente, as feridas no couro cabeludo costumam vir acompanhadas do aumento da queda de cabelo. Muitos quadros de calvície começam a se intensificar após alguns dos sintomas citados nos tópicos acima.
A falta de cuidado com o couro cabeludo pode causar um quadro de calvície em pouco tempo. Por isso, é importante ficar alerta aos sinais e procurar ajudar para tratar o problema.
Procure um dermatologista!
A melhor dica para tratar e prevenir as feridas no couro cabeludo é procurar um dermatologista. Como falamos no tópico acima, geralmente as feridas vem acompanhadas de quadros de calvície e o dermatologista pode te ajudar indicando os melhores procedimentos para solucionar os dois problemas.
O Dr. Marcos Gomes é um dermatologista referência em transplante capilar no país e pode te ajudar a tratar os problemas do seu couro cabeludo da forma certa. Entre em contato conosco e faça uma avaliação! Podemos te ajudar a recuperar autoestima e qualidade de vida.
Comments