O transplante capilar tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. O procedimento tem sido muito utilizado por pessoas que sofrem com a calvície e querem recuperar cabelos em áreas calvas. O que poucos entendem é que o transplante capilar é uma cirurgia e como qualquer procedimento cirúrgico, é importante tomar todos os cuidados do pós-operatório.
Por ser um procedimento bastante simples e minimamente invasivo, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. Mesmo assim, existem diversos cuidados importantes para garantir não só a recuperação da região transplantada, como também para obter os melhores resultados com o transplante capilar.
Fizemos um cronograma dos principais cuidados e quando os resultados do procedimento começam a aparecer:
24 horas após o transplante capilar
Volte para a casa com acompanhante, o ideal é que o paciente não dirija após a cirurgia
Faça refeições leves
No dia seguinte, retorne a clínica para a retirada do curativo e a primeira lavagem do cabelo
No primeiro dia, evitar colocar a mão no local da operação, e se for preciso fazê-lo, lave bem as mãos.
Primeiras semanas
A tendência é que as crostas caíam por completo nos primeiros 15 dias e o inchaço diminua consideravelmente ainda no primeiro mês. Para isso, é importante seguir cuidados como:
Nos primeiros dias, sempre lembre de lavar bem as mãos antes de tocar o seu cabelo.
Após ser liberado pelo médico, lave o seu cabelo em casa com o shampoo indicado pelo médico.
Evite molhar o cabelo no chuveiro, pelo menos, nos primeiros dias. Use uma jarra com água para lavar o cabelo.
Não esfregue o cabelo para aplicar o shampoo, dê tapinhas leves.
Também não esfregue o cabelo na hora de secar, faça uma leve pressão com a toalha. E separe uma toalha apenas para secar o cabelo.
Deite-se na posição indicada pelo médico para maior conforto e use uma toalha enrolada na cabeça para evitar o atrito do local operado com o travesseiro.
Faça compressas frias para reduzir o inchaço no local da operação, sem colocar pressão na região operada.
Evite ficar de cabeça baixa até que o inchaço no local operado diminua consideravelmente.
Diminua o ritmo! Evite se desgastar bastante na primeira semana, então pegue bem leve no trabalho e nos estudos nesse período.
Exercícios físicos também deve ser evitados no primeiro mês.
Primeiros meses
Após o primeiro mês, não existem mais sinais do procedimento. Nessa fase, as crostas (casquinhas) já caíram e o inchaço já deve ter diminuído por completo. É importante que o paciente tome os seguintes cuidados:
Evite a exposição ao sol, praia ou piscina nos primeiros meses após a cirurgia. A dica é usar bonés largos e limpos quando for necessário se expor ao sol.
Evite exercícios físicos de contato como lutas nos primeiros meses após a cirurgia.
Quando os resultados, quando começam a aparecer?
Os resultados do transplante capilar aparecem após alguns meses da cirurgia. Geralmente, os fios transplantados caem após o primeiro mês. Depois de três meses, o paciente pode notar que apenas alguns fios estão crescendo e isso pode frustrar.
Por isso, é importante entender que os resultados do transplante capilar podem começar a ser notados após 6 meses do procedimento. E o resultado final com o crescimento dos fios nas áreas calvas devem ser perceptível 1 ano após o transplante capilar.
Quer fazer o transplante capilar para recuperar a autoestima? Faça um orçamento em nossa clínica! O Dr. Marcos Gomes é referência no transplante capilar FUE no Brasil, sendo especialista no procedimento e um dos pioneiros em ensinar outros médicos a se aprimorarem nessa técnica.
Comments