top of page

Transplante de Barba



O transplante de barba é um procedimento que está cada vez mais popular entre homens no Brasil. Assim como acontece no transplante capilar, o transplante de barba consiste em transplantar fios do próprio paciente na barba. O objetivo é permitir que o paciente consiga corrigir falhas na barba ou tenha uma barba com mais volume.

O que é o transplante de barba?

Esse procedimento busca inserir folículos capilares da própria pessoa em qualquer parte da barba. O transplante de barba pode ser feito apenas nos bigodes, nas costeletas ou cavanhaques, de acordo com o desejo do paciente.


A cirurgia consiste na retirada de fios da própria barba, do couro cabeludo ou de outras regiões do corpo do paciente. O ideal é que o cirurgião faça uma avaliação e defina como será feito o procedimento.


Geralmente, os dermatologistas realizam a extração de unidades foliculares com tamanho e espessura semelhante a da barba para fazer a inserção posteriormente.

Como é feito o transplante de barba?

O transplante de barba é feito por um dermatologista especialista no procedimento. No ato cirúrgico, o paciente recebe uma anestesia local para que o procedimento seja realizado. Dependendo do caso, pode ser necessário que o paciente realize mais de uma sessão.


As duas principais técnicas para o transplante de barba são o método FUT e o método FUE, confira mais detalhes sobre cada uma abaixo:


FUT

O método FUT consiste na retirada de uma faixa de pele com folículos capilares de uma área doadora, que são separados e reimplantados na barba do paciente. Nessa técnica, o cirurgião faz uma incisão com bisturi na área doadora, o que acaba deixando uma cicatriz linear na região.


Nesse sentido, o processo pode deixar uma cicatriz visível em algumas áreas com fios mais curtos. Como as falhas da barba exigem menos cobertura, a faixa de pele com folículos retirada costuma ser menor, diferente do que acontece em procedimentos como o transplante capilar.


Vale ressaltar que em nossa clínica não utilizamos mais esta técnica, apenas o método FUE, falaremos sobre ele abaixo.


FUE

O método FUE é a técnica mais popular para procedimentos de transplante de barba. Isso porque diferente do método FUT, o cirurgião não precisa fazer nenhum tipo de incisão na região doadora. No procedimento, o cirurgião realiza a retirada dos folículos capilares com micropunções e depois reimplanta na área receptora.


Por ser mais complexo e trabalhoso, o transplante de barba com método FUE costuma ser mais demorado, mas também garante excelentes resultados. E claro, a técnica não deixa nenhum tipo de cicatriz nas regiões doadoras, já que é bem menos invasivo.


Quem pode fazer o transplante de barba?

O transplante de barba é indicado para pacientes que se incomodam com falhas ou falta de volume na barba. O procedimento está aliado a questões estéticas. Um dos principais benefícios do transplante de barba é o ganho de autoestima, já que o paciente costuma se sentir muito melhor com a sua própria aparência após o procedimento.


Vale ressaltar que a barba rala ou com falhas não é uma questão de calvície, problema que atinge apenas o couro cabeludo. O principal fator para isso é a questão genética, mas também podem ter origem ou serem agravados por conta da falta de cuidados com a pele.


Uma boa dica é realizar tanto o transplante de barba e o transplante capilar na mesma época. Assim, já é possível resolver as duas questões em um espaço curto de tempo. Procure um dermatologista especializado nos procedimentos para fazer o transplante de barba da forma correta e com total segurança.


Quer fazer um transplante de barba? Faça uma avaliação em nossa clínica! O Dr. Marcos Gomes é especialista no procedimento, sendo uma das principais referências do segmento no Brasil. Faça a sua avaliação e recupere a sua autoestima com o transplante de barba.

Comments


whatsapp-icon.png
bottom of page